Atitude SADA | Outubro Rosa

“A rede de proteção que minha família formou foi essencial para minha recuperação”

AVISO

A história a seguir é real. A imagem utilizada, assim como os dados pessoais citados, são ilustrativos: foram alterados em respeito a identidade e privacidade da personagem. 

Nome: Maria Luiza Borges;
Idade: 40 anos;
Cidade: Salvador (BA)
Profissão: Executiva de Contas

“Sabe essas visitas que você vai ao médico esperando apenas notícias boas? Foi assim que cheguei à clínica naquele dia. Era ativa, fazia exercícios físicos, comia razoavelmente bem, mas vivia na correria com assuntos de trabalho – eram raros momentos como estes em que tirava um tempo para me cuidar indo ao médico. 

Foi assim, de supetão, que descobri o câncer de mama, em julho de 2015, em um exame de rotina com o ginecologista. Faço mamografias desde os 32 anos. Também fazia o autoexame pelo menos uma vez a semana, mas não consegui detectar o tumor.

Depois da notícia, iniciei o tratamento de imediato. Foram seis meses de quimioterapia com 16 sessões. O tratamento é difícil e traumático. Em pouco tempo já não tinha meu cabelo. Os cílios e sobrancelhas também se foram. Minha alimentação teve que ser completamente repensada e enjoava muito após as sessões.

Foram seis meses vivendo um dia de cada vez, com muita fé e otimismo, pois sabia que tudo aquilo iria passar.

E passou!

Depois, veio a cirurgia: uma mastectomia total da mama esquerda. Mais uma etapa desta difícil jornada de recuperação junto com a aceitação de um novo corpo.

Durante todo o processo, minha família foi essencial: a rede de proteção e carinho que eles formaram para me dar apoio emocional, financeiro e físico foi primordial. Eles que me deram força para passar por tudo isso da melhor maneira possível.

Hoje, algum tempo depois da última quimioterapia, afirmo com ainda mais convicção que tudo passa. Não é fácil, mas temos que focar na cura, cuidar da alimentação, respeitar nosso corpo, cuidar da alma e acreditar sempre!”

SIGA O GRUPO SADA NAS REDES SOCIAIS


Facebook


Instagram


Youtube


Linkedin

OUÇA NOSSO PODCAST

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

VEJA NOTÍCIAS POR SEGMENTO