Com atuação em vários setores da economia, as empresas do Grupo SADA se destacam por oferecer produtos e serviços de qualidade sob medida para cada cliente e são referência em muitas de suas áreas de atuação.

Nossa História

Para contar a história do nosso grupo empresarial precisamos voltar ao Brasil dos anos 70, quando um jovem visionário desembarcava da Europa trazendo objetivos bem audaciosos. Ali, iniciava a trajetória da SADA, com a implantação de uma pequena transportadora na região metropolitana de Belo Horizonte.

Fundada em 4 de agosto de 1976, na cidade de Contagem, em Minas Gerais, a SADA Transportes e Armazéns S/A é criada, a partir da necessidade de atender as demandas de armazenagem e distribuição automobilística no país.

Sete anos depois, em 1983, a empresa é transferida para Betim em um terreno de cerca de 31 mil metros quadrados, 23 vezes menor que a área ocupada pela empresa atualmente.

“Ainda muito jovem, cheguei aqui vindo da Itália com a tarefa de montar a SADA no Brasil junto com a chegada da Fiat”, conta Vittorio Medioli, fundador presidente do Grupo SADA.

Assim como seu precursor, a origem do nome SADA também é italiana:

Tradição em crescer

Apesar das dificuldades políticas e econômicas da época, a empresa estabeleceu uma tradição em crescer, valorizando o trabalho em equipe e as habilidades individuais dos colaboradores em um ambiente onde todos se sentem orgulhosos de construir uma história de solidez e grandes conquistas.

Em meados dos anos 80, nossa matriz italiana desistiu do negócio e eu tinha duas opções: me reinventaria por aqui ou voltaria frustrado para a Itália. Mas desistir não faz parte do meu jeito de ser… Enfrentamos a reta final da ditadura militar, vencemos planos econômicos mirabolantes, recessões, hiperinflação, crises e mais crises. Foi assim que a SADA cresceu. E se transformou em um grupo! Relembra Medioli.

Diversa, plural e inovadora

Referência na América Latina em transportes e armazenagem, a empresa é pioneira no desenvolvimento do modal marítimo para transporte de veículos novos, através da cabotagem (navegação entre portos marítimos de um mesmo país, sem perder a costa de vista).

Para ampliar a sua atuação, a SADA diversificou seus negócios e se transformou em um conglomerado de empresas. Hoje, o braço de transporte e logística da empresa conta também com as marcas Brazul, Transzero, Elta, AutoService e Dacunha. Com elas, o grupo aumenta a cada dia a sua força local e presença nacional, estando estrategicamente localizado próximo das principais montadoras e portos do Brasil e em outros países da América Latina.

Em meados dos anos 80, nossa matriz italiana desistiu do negócio e eu tinha duas opções: me reinventaria por aqui ou voltaria frustrado para a Itália. Mas desistir não faz parte do meu jeito de ser… Enfrentamos a reta final da ditadura militar, vencemos planos econômicos mirabolantes, recessões, hiperinflação, crises e mais crises. Foi assim que a SADA cresceu. E se transformou em um grupo! Relembra Medioli.

Atuando de forma eficiente e responsável, as empresas se tornaram competitivas no mercado e, após se tornarem referência em transportes, diversificaram as atividades para outros setores como a siderurgia, o comércio e os serviços, a bioenergia, serviços gráficos e até mesmo o esporte.

Sobre o sucesso de seus empreendimentos, Medioli o justifica como a soma complexa de vários fatores. “Eles vão da esperança à persistência, passando por muitos caminhos – alguns objetivos e outros bem subjetivos… Crescemos porque nunca nos deixamos envelhecer por dentro”, resume.

Presente em qualquer estrada do Brasil

A paixão por automóveis está presente no Grupo SADA desde o seu início. Não seria surpresa que uma rede própria de concessionárias fosse realidade por aqui.

Com a Deva, o grupo possui toda linha Fiat e a melhor concessionária IVECO do Brasil disponível nos quatro cantos de Minas Gerais. Além de estar presente em qualquer rodovia do país, a empresa ainda distribui combustíveis com rapidez e segurança por meio da SADA Combustíveis.

Movimento na indústria

Por falar em movimento, o Grupo SADA marca presença também na indústria, atendendo grandes nomes do mercado automobilístico como FCA, Volkswagen, General Motors, Ford, Renault, Mitsubishi, dentre outros. No setor siderúrgico a empresa é referência na produção de peças em ferro fundido servindo mineradoras, cimenteiras, montadoras e muito mais.

Por um mundo melhor, conectado e bem-informado

Está em nosso DNA, em nossas atitudes diárias, em nosso jeito de ser: buscar transformar para melhor a sociedade é uma das razões do Grupo SADA existir. “Desde os primórdios da empresa, a gente se preocupava em ajudar a melhorar o mundo em que vivemos. Quando ainda éramos uma pequena transportadora, Vittorio já andava com o porta-malas do carro cheio de alimentos para doar a instituições que ajudavam os mais necessitados”, conta a presidente da Sempre Editora, Laura Medioli.

A Sempre Editora, braço de para comunicação do Grupo SADA, é hoje o maior conglomerado de mídia em Minas Gerais.

Dentre os veículos que formam a empresa está o Super Notícia, o jornal mais vendido do Brasil¹; o Jornal O Tempo, melhor periódico do estado no quesito quality paper² de Minas; Portal O Tempo e Rádio Super 91,7 FM que dão show em jornalismo e esporte, além de nossa marca de serviços gráficos. Todos os veículos trabalham em sinergia com o propósito de levar a milhões de pessoas informação e entretenimento de qualidade com credibilidade e isenção. (1. IVC, 2018 / 2. IVC, 2018)

Há dez anos, começamos a pensar mais no futuro e nos organizar ainda mais do ponto de vista administrativo. Hoje, com mais maturidade e cultura de grupo, já atuamos com planejamento estratégico, conscientes de quem somos e de onde queremos chegar, afirma a vice-presidente do Grupo SADA, Marina Medioli.

Compromisso com o futuro
e amor pela natureza

O Grupo SADA atua também no setor energético. Com SADA Bio e a Eber Bioenergia e Agricultura, o grupo marca presença na produção de biocombustível e cogeração de energia com investimentos concentrados na produção de açúcar e etanol.

E se o assunto é sustentabilidade, produzimos soluções em energia fotovoltaica. Além disso, nossas fazendas de eucalipto oferecem madeira de maneira renovável e responsável. São mais de 11 mil hectares de área cultivada, capazes de captar mais de 2 milhões 750 mil toneladas de CO2.

Somos do presente, mas queremos estar no futuro… Quando pouca gente pensava em reflorestamento, assumimos essa bandeira. Quando pouco se falava em bionenergia, já estávamos investindo nas usinas, considera a socióloga e vice-presidente do Grupo SADA, Daniela Medioli.

responsabilidade social e esporte

O Grupo SADA tem uma grande alegria em ser o responsável pelo maior time de vôlei da história do Brasil. Orgulho para os Mineiros e para o esporte brasileiro. Mais do que isso, referência para crianças com escolinhas de vôlei que, em parceria com o SESI, ensinam conceitos como trabalho em equipe, disciplina e superação para mais de 2 mil pessoas.

E na Fundação Medioli, são mais de 300 crianças assistidas com alimentação, apoio, educação, e acima de tudo: carinho. “Aprendemos desde cedo que nossas empresas não são um propósito nosso. Elas são mecanismos de transformação da sociedade”, pontua Marina Medioli.

Este é um dos princípios que representa um grupo de empresas como relevante, segundo Laura Medioli “ajudar a mudar o mundo com as pessoas e para as pessoas”, afirma.

“O Grupo SADA se tornou
útil para a sociedade”

Estas são as palavras do presidente e fundador do grupo, Vittorio Medioli, que são replicadas pela vice-presidência, pelos diretores e por cada um dos milhares de colaboradores da empresa que compartilham a visão de que um grupo de empresas só faz sentido quando passam a agregar algo à vida das pessoas por meio do trabalho.

O ano era 1993 e, de repente, Vittorio fala comigo: ‘Laura, vamos retirar os aguapés da Lagoa da Pampulha’. Vittorio tratou de convencer o então prefeito de BH, Patrus Ananias, conversou com especialistas, contratou gente… Fez tudo com espírito público, eficiência privada e com sensibilidade social. Muita gente, inclusive eu, achou aquilo uma verdadeira maluquice, conta Laura Medioli.

Hoje, as empresas do Grupo SADA estão presentes na vida das pessoas de norte a sul do Brasil: nas ruas, nas estradas, na indústria, na geração de energia limpa, nas mãos de leitores e nos fones de ouvido de quem busca informação de qualidade.

E, para fazer tantos negócios acontecerem, o Grupo SADA conta atualmente com o trabalho de mais de 7 mil associados. As sedes em Betim (MG) e em São Bernardo do Campo (SP) atendem à necessidade de clientes e das mais de 35 empresas do grupo.

Vamos mesclar a experiência daqueles cujos fios de cabelos brancos ajudam a contar a história do grupo com a força dos que aqui chegam agora, conclui Marina Medioli.