Cultura data-driven

Conheça um pouco mais sobre como o Grupo SADA vem utilizando dados para transformar os negócios

 

Desde o último ano, o Grupo SADA vem investindo em tecnologias e inteligência de dados para tornar os negócios mais conectados e centralizar as informações da empresa de forma eficiente. Mas porque isso é importante e quais os benefícios que estes investimentos já trouxeram para a empresa?

Para responder estar perguntas, precisaremos entender alguns conceitos bastante difundidos nos últimos tempos. Um destes conceitos passa por algo chamado de “cultura data-driven”, ou cultura orientada a dados:

Desde o momento em que acordamos e checamos nosso celular, até o momento em que escolhemos a música que vamos ouvir enquanto dirigimos estamos produzindo dados. Se em nossas vidas pessoais, nunca produzimos tantos dados quanto hoje, no trabalho não é diferente.

De acordo com previsões apontadas no relatório 100 Previsões e Análises de dados até 2021, elaborado pela Consultoria Gartner (100 Data and Analytics Predictions Through 2021) nos últimos 3 anos, as corporações produziram mais de 90% do total de dados armazenados historicamente.

A grande questão é que estas informações não estão sendo usadas estrategicamente, ou não estão centralizados, compilados, organizados e com fácil acesso.

A cultura orientada a dados, portanto, é “uma ciência que envolve métodos científicos, estatísticos e análise por algoritmos complexos que tratados de forma eficiente podem extrair informações estratégias dos dados estruturados e não estruturados do negócios.

Com isso em mente, as diretorias do Grupo SADA estão empenhadas em utilizar os dados produzidos para inovar em seus negócios. A Jornada Analytics do Grupo SADA busca tornar os dados produzidos em inteligência e vem caminhando junto com a jornada digital e a jornada ágil.

Uma das entregas feitas pela equipe de TI, é um painel de gestão de indicadores de Recursos Humanos. O coordenador de consultoria interna de RH, Igor Dornelas avalia que a ferramenta é um divisor de águas. “É um catalisador de mudança na cultura organizacional. Ela oferece a possibilidade de que tenhamos dados padronizados para tomada de decisão e ação”

Na área financeira, a utilização de dados é primordial e o desafio de torna-los mais amigáveis e com fácil acesso é um desafio. A área de Controladoria do Grupo SADA também vem colhendo os benefícios do fortalecimento da cultura data-driven. “Já fizemos 52 apresentações com pessoas que utilizarão o BI, desde analistas até diretores. 100% das pessoas ficaram encantadas com a possibilidade de ver todos os dados realizados e orçados com um único login, com possibilidade de filtros, com possibilidade de drill down até chegar no lançamento contábil”, explica o especialista em planejamento financeiro, Romulo Ferreira.

Até agora, foram entregues aproximadamente 10 painéis de controles que integram dados produzidos em diversas plataformas utilizadas nos negócios do Grupo SADA. Um outro exemplo é o aplicativo construído para a área de gestão de sinistros, seguros e avarias que normatiza os dados e análises em andamento. A gerente de Seguros Joyce Ponciano avalia as melhorias ofertadas pela equipe como positivas. “Elas possibilitaram uma agilidade na averbação, consequentemente no cumprimento de prazos junto à contabilidade. Houve uma facilitação no formato de conferências e melhorias na identificação de falhas. Finalmente o sistema de sinistro, em desenvolvimento possibilitará agilidade nos relatórios e após a geração de histórico teremos uma massa de dados para comparativo com mercado externo”, conclui.

Além destes, pelo menos outros 7 projetos já foram entregues às áreas. Dentre eles estão:

  • > Painel de chamada virtual (MVP crise covid-19);
  • > Gestão de pedágios (Já motivando mudança de processos, cadastros, recuperação de valores, melhorias previstas); 
  • > Painéis de expedição de veículos;
  • > Painéis comercial carga geral;
  • > Painel de gestão de saúde covid-19;

e muitos outros.

De acordo com o gerente de infraestrutura de TI, Ricardo Mendes “apesar da área de dados ser muito jovem no Grupo SADA, já estamos colhendo bons frutos, graças ao apoio da alta direção e demais diretorias, estamos no caminho certo”

SIGA O GRUPO SADA NAS REDES SOCIAIS


Facebook


Instagram


Youtube


Linkedin

OUÇA NOSSO PODCAST

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

VEJA NOTÍCIAS POR SEGMENTO