Atitude SADA | Outubro Rosa
Edna conta sobre os desafios de lutar contra o câncer de mama no passado

AVISO
A história a seguir é real. A imagem utilizada, assim como os dados pessoais citados, são ilustrativos: foram alterados em respeito a identidade e privacidade da personagem.
Nome: Edna de Souza;
Idade: 54 anos;
Cidade: Goiânia (GO);
Profissão: Contadora.
“Descobri que tinha câncer de mama em 2006, aos 41 anos. Na época, sentia muitas dores na mama. A medicina não era tão evoluída quanto hoje, me lembro de ter passado em vários médicos e nenhum deles detectaram as origens das minhas dores.
Foi um geriatra que me encaminhou ao mastologista. Demorou um ano para detectar o câncer. Na época, pouco se falava sobre outubro rosa ou outras campanhas de autoexame, muito menos para exames preventivos.
Ao receber a notícia que minhas dores nas mamas eram um câncer, fiquei muito abalada. Naquela época, saber que estava com câncer era uma das piores notícias do mundo!
Tratei a doença no Hospital Araújo Jorge, fazendo quimioterapia durante um ano.
Hoje, detectar a doença é rápido e as campanhas de autoexame ajudam bastante. Temos que aproveitar essa evolução na medicina para cuidar da nossa saúde.
Hoje eu trabalho junto com diversos jovens e vejo a vontade que eles possuem em aproveitar a vida. Não adianta apenas reclamar da vida. Tem que desejar viver todos os dias!“