A área de Tecnologia e Informação do Grupo SADA criou um plano de contingência já nos primeiros casos surgidos no Brasil, e com a parceria da QDOIS – Data Intelligence, conseguiram rastrear e acompanhar o avanço do novo Coronavírus no Brasil para possibilitar uma rápida tomada de decisão à medidas preventivas aos nossos colaboradores e seus familiares.

Utilizando o power BI foram criados mapas de calor, possibilitando acompanhar a evolução do vírus, exatamente nas localidades onde possuem colaboradores alocados. A equipe agiu bem rápido, veja que a data no mapa a seguir é de fevereiro, logo que surgiu o primeiro caso no Brasil, o movimento no Grupo SADA foi iniciado.

Para monitorar casos potenciais, identificar os grupos de risco e melhor instruir os colaboradores, entendemos que um grupo de atenção eram os funcionários que saíram e sairiam de férias. Para isso, a QDOIS criou um dashboard com um panorama dos funcionários que estiveram de férias ou entrariam nos próximos 30 dias. Tudo isso organizado por faixas etárias e eminência de acompanhamento.

A equipe de RH do Grupo então, entrou em contato com esses colaboradores para obter informações referentes a viagens, destinos e um checklist de sintomas. Os dados foram coletados via aplicação desenvolvida em Power Apps, que foi embarcada dentro de um relatório Power BI. Também foi disponibilizado um formulário digital, para que os demais colaboradores registrassem qualquer sintoma apresentado e pudessem ser acompanhados.

Em posse de todas essas informações, as equipes de RH, Segurança e Medicina do Trabalho estão, diariamente, agindo de modo proativo em um movimento coordenado por dados reais. Na prática, isso permite antecipar riscos e prever medidas mais assertivas para preservar a saúde das pessoas e do negócio. Todas essas iniciativas só foram executáveis porque o Grupo SADA, além de ser uma empresa sensível à importância do data analytics para a transformação digital do negócio, já está em um nível avançado na jornada de maturidade dos seus dados. Em momentos como o que estamos vivendo, isso é determinante para a tomada de decisões e construção de caminhos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário