Muita coisa mudou.
nossos propósitos
continuam os mesmos.

Em um momento de imprecedentes mudanças, nosso compromisso com as pessoas nunca esteve tão forte!

Você está aqui: Grupo SADA > Um Novo Momento, um Novo Movimento > Conheça nosso novo movimento

Vivemos um momento histórico, uma ruptura no que chamávamos de ‘normal’. Neste instante, o Grupo SADA continua trabalhando para trazer à todos os colaboradores as melhores condições de trabalho em casa, ainda mais segurança para o trabalho em nossas operações e informação de qualidade para que todos nós possamos nos movimentar, nos preparando para um Novo Momento.

Segurança: nossa maior prioridade

A saúde e a segurança de todos que entram em nosso local de trabalho e também de nossos colaboradores que continuam em casa é a nossa maior prioridade. 


Os efeitos da covid-19 mudaram nossa vida e impactaram coisas tão cotidianas como um jantar em família, ir à academia ou até fazer compras no supermercado. Mas também nos ensinou novas formas de expressar alegria e de viver em sociedade. Nos apresentou maneiras diferentes de adquirir conhecimento, de estarmos próximos mesmo à distância, mudou nossos hábitos, nossos comportamentos, nossa forma de consumir conteúdo, cultura, esporte e entretenimento. Mudou também a forma como vivemos em sociedade, como cuidamos da nossa saúde e daqueles que amamos.

NOSSA FORMA DE TRABALHAR TAMBÉM NÃO SERÁ COMO ANTES

Nós acreditamos que ao superarmos momentos difíceis podemos transformar para melhor o modo como vivemos, pensamos e sobretudo a nossa forma de agir.

A cada dia estamos aprendendo mais e a cada dia damos um novo passo. Mas sabemos que só vamos vencer tudo isso quando cada um fizer a sua parte, mudar seus hábitos e rotinas, cuidar melhor de si para cuidarmos de um todo. Sempre juntos.

AÇÕES INDIVIDUAIS GERAM O BEM COLETIVO

AS REGRAS DE OURO DOS COLABORADORES DO GRUPO SADA

Para a prevenção da covid-19 e de outras doenças, é essencial que todos sigamos novas normas de segurança e convivência

Nova Sinalização

Respeite a sinalização de segurança e as demarcações de distanciamento social disponíveis em vários ambientes dentro das empresas.

Distância de Segurança

Mantenha a distância de segurança de pelo menos 1 metro em todos os ambientes. Quando possível for, mantenha distancia maior.

Contato Físico

Não faça contato direto com ninguém! Nada de abraços ou apertos de mão. Cumprimentos com contato físico são vetados dentro da empresa e desaconselhado em outros ambientes.

Lave as Mãos

Lave as mãos com água e sabão ou utilize álcool 70% líquido ou em gel, evitando sempre tocar em objetos de uso comum (corrimãos, maçanetas, botões de elevador, etc). Também não toque no rosto.

Limpeza

Limpe os equipamentos e sua área de trabalho sempre antes e depois de sua jornada de trabalho.

Copos e Garrafas Individuais

Sempre utilize copos ou garrafas ao beber água. Em bebedouros, nunca beba água direto no bocal.

Continue utilizando seus EPIs

Seus Equipamentos de Proteção Individual continuam sendo de uso obrigatório sendo que agora, o uso de máscara é obrigatório por todos os colaboradores em qualquer ambiente dentro de nossas empresas.

Questionário de Saúde

Responda o questionário de saúde sempre que recebê-lo. Antes de sair de casa, você deve responder o questionário em seu celular. Caso apresente algum sintoma, fique em casa e entre em contato com o serviço médico da empresa.

Nosso Movimento contra a Covid-19

Saiba o que o Grupo SADA está fazendo e todas as medidas de prevenção e limitação do contágio pelo novo Coronavírus na empresa

Sabemos que este é um momento delicado e nossas medidas priorizam a segurança e saúde das pessoas, seguindo atentos aos nossos propósitos e compromissos com a qualidade de nossas entregas junto aos nossos clientes. 

Listamos abaixo as principais medidas tomadas, cientes de que em decorrência do avanço dos acontecimentos, outras ações serão necessárias:

1 de junho de 2020

● Um Novo Momento, Um Novo Movimento: a campanha tem o objetivo de levar informações educativas aos colaboradores da empresa e informar sobre todas as mudanças que acontecem dentro do Grupo SADA para garantir a saúde e segurança de todos.

A ação visa também preparar a todos para o momento de retorno ao trabalho nas empresas, quando for possível e aconselhável pelas autoridades de saúde.

As ações, dicas, e instruções de convivência na sociedade neste ‘novo normal’ que estamos prestes a entrar estão disponíveis em sada.argumenttecnologia.com.br/novomovimento

27 de Maio de 2020

● Nova Sinalização de segurança: disponível em todas as empresas do Grupo, um novo conjunto de placas educativas e de segurança passam a fazer parte da vida de todos os colaboradores. A sinalização horizontal e vertical deve ser seguida por todos no interior das empresas.

21 de maio de 2020

● Continuidade do Home office: com o avanço dos casos em vários estados em que atuamos, foi decidido a manutenção do teletrabalho por tempo indeterminado para os colaboradores que podem desempenhar suas funções remotamente.

28 de abril de 2020

● Continuidade do Home office: os colaboradores que atualmente trabalham em regime de teletrabalho (home office), permanecerão exercendo suas atividades em casa até o dia 15 de maio.

23 de abril de 2020

● Preparação para Retomada das Operações: A portaria da SADA Transportes, em Betim (MG), sede do Grupo SADA, antes fechada volta a ser utilizada pelos colaboradores que exercem suas funções na empresa, uma vez que medidas complementares foram utilizadas para reduzir possibilidades de contágio pela Covid-19. Dentre as medidas estão:

  • > temperatura de todos os colaboradores monitorada;
  • > uso de máscaras obrigatório para acesso e permanência na empresa;
  • > demarcações nos pisos espalhadas por ambientes de uso comum (paradas de ônibus, portaria, restaurante, local de registro de ponto, etc.) devem ser respeitadas por colaboradores.

Os colaboradores que fazem parte dos Grupos de Risco trabalhando na modalidade de teletrabalho (home office), permanecem trabalhando remotamente. Os trabalhadores que apresentam sintomas devem permanecer em casa.

22 de Abril de 2020

● Entrega de Respiradores: O Grupo SADA realiza a entrega de respiradores no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte (MG). Os aparelhos que estavam fora de uso por defeitos técnicos foram recolhidos pela SADA Transportes, empresa do Grupo SADA, em hospitais da região e levados para a fábrica da FCA onde foram reparados e preparados para voltar aos hospitais.

Assista: http://https://tv.uol/18R3i

 

20 de abril de 2020

● Auxílio Home Office: O Grupo SADA passa a oferecer ajuda de custo para internet, energia elétrica e alimentação para todos os colaboradores trabalhando na modalidade de teletrabalho (home office).

16 de abril de 2020

● Colaboradores administrativos e operacionais do grupo recebem máscaras de proteção, instruções de uso e limpeza além de orientações sobre a obrigação do uso do EPI em toda a empresa durante todo o tempo.

15 de abril de 2020

Educação e Prevenção: Colaboradores da DEVA recebem orientações de prevenção e medidas a se tomar ao sentir algum sintoma relacionado à Covid-19.

14 de abril de 2020

Limpeza e Desinfecção: realização de profunda limpeza e desinfecção da redação, estúdios, parque gráfico e áreas comuns da SEMPRE Editora, em Contagem (MG).

Medição e monitoramento da temperatura: colaboradores da SEMPRE Editora passam a ter suas temperaturas monitoradas na entrada e saída do expediente.

Kit Higienização: Colaboradores da concessionária IVECO DEVA, Motoristas da frota SADA e prestadores de serviços terceiros recebem kit de higienização contendo álcool gel, Solução de detergente neutro com água e panos de limpeza impermeáveis.

12 de abril de 2020

Medição e monitoramento de temperatura:  colaboradores do Complexo OMR Componentes Automotivos, em Sete Lagoas (MG) passam a ter suas temperaturas monitoradas na entrada e saída do expediente.

08 de abril de 2020

● Distribuição de kits limpeza aos motoristas carreteiros da frota Transzero, Brazul Logística e Transporte e AutoService Logística em São Bernardo do Campo (SP) e filiais. Os kits são compostos de álcool gel, Solução de detergente neutro com água e panos de limpeza impermeáveis.

06 de abril de 2020

● Início de Comunicação Informativa com todos os motoristas do Grupo informando detalhes sobre a 2ª fase de vacinação contra a Influenza (Gripe), disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

05 de abril de 2020

● Parceria da Prefeitura de Betim (MG), Grupo SADA e Fiat Chrysler Automobiles (FCA), inauguram o primeiro hospital de campanha de Minas Gerais. A mesma iniciativa acontece, em breve em Goiana (PE) onde existem operações da SADA Transportes e Jeep.

03 de abril de 2020

● É disponibilizado aos colaboradores operacionais, manual com informações gerais e boas práticas para limitar a propagação da Covid-19. O material foi entregue à operação das empresas de Transporte e Logística do Grupo SADA, direcionada aos Motoristas de Veículos, Conferentes de Auto, Amarradores, Motoristas Carreteiros e aos colaboradores que exercem Atividades Administrativas na operação.

30 de março de 2020

● Iniciamos nossa campanha “Gestos que Transformam”, que estimula nossos colaboradores e sociedade a praticar pequenas ações de grande impacto em momentos de isolamento social como os atuais.

● Nossas fábricas em Minas Gerais, que estavam com a produção reduzida, inicia a produção de camas que serão utilizada em hospitais de campanha que são construídos para atendimento da população.

27 de março de 2020

● É desenhada nova estratégia para redes sociais, com o intuito de informar aos colaboradores e comunidade ao redor de nossas empresas sobre as ações que estão sendo realizadas para limitar a propagação da doença. 

● Tradicionais campanhas da empresa, como a comemoração do aniversário dos colaboradores e a páscoa são redesenhadas para atender os colaboradores remotamente.

26 de março de 2020

● É criado o programa “Momento com você” que oferece aos colaboradores que estão trabalhando remotamente, em regime de teletrabalho, assistências nos sistemas da empresa, monitorias, serviço psicológico, ergonômico, nutricional além de dicas de produtividade e otimização do trabalho em home office. Os atendimentos são realizados virtualmente, em videoconferências.

25 de março de 2020

● Parte dos colaboradores da SADA Siderurgia, em Várzea da Palma (MG) têm suas atividades paralizadas até o próximo dia 12 de abril (com possibilidade de prorrogação

● Colaborares na fábrica da OMR Componentes Automotivo, em Sete Lagoas (MG) têm suas atividades paralizadas até o próximo dia 12 de abril (com possibilidade de prorrogação).

24 de março de 2020

● Doação de milhares de litros de álcool 70%, líquido, para hospitais, postos de saúde e para as populações das cidades de Montes Claros de Goiás (GO) e vilarejos, Jaíba (MG), Betim (MG).

23 de março de 2020

● Novas medidas adotadas nos resutaurantes da empresa com o objetivo de reduzir aglomerações. Dentre elas a redução do número de cadeiras pela metade, colaboradores servirão as opções de alimento, evitando que várias pessoas toquem nos pegadores e colheres, pratos e bandeijas estão embalados (Figura 1 e 2) e os talheres serão entregues em mãos por um único colaborador, disponibilização em álcool em gel nos acessos ao restaurante, retirada do porta guardanapos e uso de luvas descartáveis pelo responsável pelo porcionamento com trocas periódica do par.

● A T.I. Corporativa fornece infraestrutura para colaboradores que, até então, não conseguiriam trabalhar em casa, na modalidade de teletrabalho (home office). Desta forma, temos cada vez menos pessoas circulando nas cidades e em nossos prédios administrativos. Desde o último dia 19 de março, o Grupo SADA se esforça para que o máximo de pessoas possam desempenhar suas funções remotamente.

● É Lançado o hotsite (gruposada.com.br/coronavirus) com medidas de prevenção para motoristas, colaboradores em regime de teletrabalho (home office), colaboradores administrativos que ainda estão fisicamente nas empresas; além das principais medidas adotadas pelo Grupo SADA no contingenciamento à doença.

● Novas medidas adotadas nos restaurantes da empresa com o objetivo de reduzir aglomerações. Dentre elas estão:

    > a redução do número de cadeiras pela metade e a consequente ampliação das distâncias entre elas;

    > prestadores de serviços dos restaurantes servem as opções de alimento, evitando que várias pessoas toquem nos pegadores e colheres;

    > pratos e bandejas estão embalados e os talheres são entregues em mãos por um único prestador de serviço dos restaurantes;

    > disponibilização de álcool em gel nos acessos ao restaurante;

    > retirada do porta guardanapos das mesas e uso de luvas descartáveis pelo responsável pelo porcionamento com trocas periódicas do par.

22 de março de 2020

● É lançado o programa ‘Momento com você‘, um projeto de monitoria em os nossos colaboradores, especialistas em diversas áreas (saúde, tecnologia, organização e métodos ágeis), além de convidados especiais, oferecem apoio por videoconferência aos colegas de trabalho. 

O objetivo do Momento com Você é oferecer suporte aos colaboradores que iniciam o trabalho remoto.

21 de março de 2020

● É determinado que todos os colaboradores operacionais exerçam suas funções utilizando máscaras descartáveis devendo substituí-las periodicamente. Observação: A data de conclusão / execução desta medida varia em nossas unidades consideração a disponibilidade do insumo (máscaras cirúrgicas, PFF2 e/ou N95) à venda no mercado. Dependendo também a localização geográfica da unidade.

20 de março de 2020

● Nossas equipes de saúde acompanham os casos suspeitos de infecção pelo vírus em nossas empresas em todo o país.

● Limpezas constantes e a desinfecções completas são realizadas nas áreas da empresa em Betim, MG, onde foi notificada a suspeita da doença em um familiar de colaborador. Com a notificação, todos os colaboradores que ainda não estão trabalhando na modalidade de teletrabalho (home office), foram liberados até a conclusão da desinfecção, o expediente no prédio foi cancelado, sendo, os colaboradores com suspeita e aqueles próximos a ele, preventivamente afastados, em quarentena.

● Mais colaboradores são preparados e tornam-se aptos para o imediato início dos trabalhos na modalidade de teletrabalho (home office) e suspeitas de infecção são colocados em quarentena.

● Os colaboradores com mais de 60 anos de idade são liberados para o distanciamento social. Aqueles com mais de 60 anos cuja função permita exercer suas atividades remotamente, são transferidos para a modalidade de teletrabalho.

● São disponibilizadas novas diretrizes para compras de materiais visualizando a redução das operações.

19 de março de 2020

● Robô de Atendimento Virtual do Grupo SADA “SARA”, passa a ‘atender’ colaboradores com sintomas da Covid-19, além de fornecer informações quando colegas de trabalho estão com sintomas, através do preenchimento de formulários. O mecanismo, que conta com inteligência artificial, passa a monitorar os casos dados como suspeitos no Grupo.

● Além disso, a atendente SARA passa a fornecer aos colaboradores os diversas informações preventivas e formulários necessários para o início da operação em teletrabalho (home office)

● Inteligência de Dados é utilizada para gerenciar crise no Grupo SADA. Em parceria com a QDois – Data Intelligence, o grupo passa a rastrear e acompanhar o avanço dos casos na empresa.

18 de março de 2020

● Todos os trabalhadores já aptos a desempenhar suas atividades em formato de teletrabalho (home office), passam a operar remotamente. O Grupo SADA está operando juntamente com seus fornecedores para a aquisição de novos equipamentos e a contratação de novos serviços para possibilitar que a maior parte de seus colaboradores possam desempenhar suas tarefas em casa. 

17 de março de 2020

● São suspensas, por tempo indeterminado, todas as atividades da equipe profissional e das categorias de base do SADA Vôlei. O cancelamento dos treinos visa contribuir com a saúde e segurança dos atletas, dos profissionais da equipe e também com toda a comunidade. No sábado, 14 de março, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) determina o cancelamento de toda a 11ª rodada do returno e a interrupção da Superliga por 15 dias. Como realizado nas outras empresas do Grupo, o SADA Vôlei também vem emitindo orientações aos atletas e demais profissionais do time sobre as medidas de prevenção conforme recomendação dos órgãos sanitários e de saúde.

● É determinado o aumento da disponibilidade de dispensers de sabão e álcool 70% (gel e/ou líquido) em banheiros e espaços de comum circulação das unidades da empresa. Observação: A data de conclusão de execução desta medida pode variar de 7 a 15 dias dependendo da unidade levando em consideração a disponibilidade de material à venda no mercado.

● É vetada reuniões com mais de 8 integrantes e a necessidade de distanciamento de, no mínimo, 1 metro de outras pessoas.

● Equipamentos de uso coletivo nos escritórios operacionais (grampeadores, telefones, teclados, mouses, etc) passam a ser higienizados com maior frequência e envolvidos em plástico filme no entre turnos.

16 de março de 2020

● É decidido pelo Comitê Especial de Gerenciamento e Enfrentamento à Covid-19 no Grupo SADA, a não obrigatoriedade do registro de ponto pelos colaboradores.

● Na Matriz do Grupo SADA, em Betim (MG), Pátios de Igarapé (MG), Ibirité (MG), no Pátio Vertical, em Betim (MG), e em outras unidades da empresa, é determinada ampliação da desinfecção / esterilização com álcool 70% pelas equipes de limpeza e de manutenção predial, com um cronograma especial de limpeza realizada a cada 4 horas, focando em portas, maçanetas, mesas, braços de cadeiras, corrimãos e armários. Além disso foi solicitada limpeza preventiva de todos os equipamentos de ar-condicionado, com cuidado para a troca de todos os filtros de purificação de ar das máquinas.

● Os times administrativos são divididos com o intuito de reduzir a circulação de pessoas pela cidade e pela empresa. Para que sejam reduzidas aglomerações, as refeições, antes feitas em restaurantes, passam a ser realizadas nos postos de trabalho para as equipes administrativas.

● As lanchonetes, presentes em algumas das plantas do grupo, passam a operar exclusivamente com utensílios descartáveis e os espaços de convivência são todos fechados.

● É proibido o uso de elevadores, exceto para colaboradores que necessitam do meio para locomoção. Estes devem utilizar o equipamento sozinho.

● Na matriz do Grupo SADA, em Betim (MG) e em empresas onde são disponibilizadas linhas de ônibus especiais para transporte de colaboradores, são dobradas o número de ônibus para reduzir aglomeração de colaboradores.

● Por acreditar no poder da informação correta e de qualidade, é reforçada ainda mais a comunicação com os colaboradores. É disponibilizado um canal para que os colaboradores enviassem perguntas à equipe de medicina do trabalho sobre o assunto. A equipe respondeu todas as dúvidas em vídeo.

● Além da comunicação online com colaboradores e gestores, é iniciada de forma mais enfática a comunicação em pontos estratégicos da empresa, em telas distribuídas nas unidades, com dicas de prevenção e precauções a serem tomadas dentro da empresa e em casa.

● São alterados os fundos de telas de todos os computadores (desktops e laptops) conectados na rede da empresa, com alertas para os riscos da doença e dicas de prevenção.

● De hora em hora, alertas são emitidos para todos os computadores com instruções como “evite participar de eventos públicos e privados”, “evite aglomerações em geral”, “mantenha os ambientes limpos e ventilados” além de dicas como “higienização das mãos”, “restrição de contato físico”, etc.

● Para os times operacionais, sobretudo os motoristas, é disponibilizado cartilha com conteúdo dirigido a este público, com informações sobre limpeza dos veículos, os riscos da doença, etc.

13 de março de 2020

● Instruímos os colaboradores a buscarem os serviços médicos por meio do Disque Saúde (136), ou os canais de atendimento do plano de assistência médica, evitando contato físico com outras pessoas, não se dirigindo à empresa. 

● Para a segurança de nossas equipes de saúde, limitamos o uso das unidades de saúde ocupacional da empresa (ambulatórios médicos) que, a partir desta data, passam a atender apenas casos de urgência, emergência e os exames ocupacionais previstos em lei. 

● No mesmo dia, enviamos diretrizes para todo o grupo restringindo o contato físico de colaboradores em cumprimentos (apertos de mão, abraços ou beijos no rosto) e outras boas práticas, os principais sintomas da doença e a sugestão para download do aplicativo CORONAVIRUS SUS, disponível para Android e iOS.

● Foi vetada a entrada de visitantes nas plantas do Grupo SADA em todas as 55 cidades do Brasil e na Argentina. Em todas as ações, indicamos e reforçamos o uso das ferramentas de videoconferência disponíveis assim como ampliamos nossos recursos tecnológicos, com a aquisição de novos pacotes de serviços com recursos de chamadas telefônicas nacionais e internacionais.  

● Solicitamos que todos os colaboradores em trânsito, em viagens que retornassem imediatamente às bases.

● Com o objetivo de reduzir a circulação de colaboradores, principalmente em aeroportos, todas as viagens nacionais e regionais foram canceladas. 

11 de março de 2020

● Foi solicitado à todos os colaboradores do Grupo de férias em viagens internacionais que, ao retornarem ao trabalho devem cumprir no mínimo 14 dias de teletrabalho (home office). 

● É constituído o “Comitê Especial de Gerenciamento e Enfrentamento à Covid-19”, formado por diretores e representantes das áreas de Segurança e Saúde do Trabalho, além de outros setores estratégicos e a Vice-Presidência do grupo. A equipe multidisciplinar tem como principal objetivo elaborar estratégias e ações para limitar ao máximo a transmissão da doença entre colaboradores e seus familiares. 

● Em parceria com a SEMPRE Editora, braço de comunicação do grupo, passamos a enviar à todos os colaboradores, vídeos informativos sobre o tema. 

● Intensificamos nossa comunicação com todas as empresas do Grupo SADA. Além da régua de comunicação para os gestores, uma outra linha de comunicação com todos os colaboradores foi desenvolvida. 

28 de fevereiro de 2020

● A partir deste dia, iniciamos a elaboração de uma régua de comunicação exclusiva para alinhamento com os gestores e diretores em todas as unidades da empresa. Iniciamos, de imediato, o envio de comunicações frequentes com atualizações das diretrizes da empresa. 

● Um dia após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país, o Grupo SADA emite a todos os seus colaboradores administrativos instruções corporativas para prevenção da doença. A proibição de viagens internacionais e a recomendação para evitar deslocamentos nacionais estão entre as diretrizes assumidas pela empresa, que reforçou o uso das ferramentas de videoconferência e iniciou uma série de comunicados frequentes estimulando a mudança e aquisição de hábitos comuns como a higienização das mãos e o uso do álcool em gel. 

07 de fevereiro de 2020

● As ações do Grupo SADA para prevenção da doença começaram quando ainda não tínhamos nenhum caso registrado no continente. Em 7 de fevereiro de 2020, iniciamos o trabalho com DSS (Diálogos Semanais de Segurança) sobre doenças respiratórias. Mesmo que, para não gerar pânico precocemente, ainda não falássemos claramente no novo vírus, iniciamos nosso trabalho de conscientização com instruções para que colaboradores evitassem aglomerações, cobrissem a boca e nariz com o braço e lavasse as mãos a cada duas horas. 

SAIBA O QUE ACONTECE NO GRUPO SADA

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Baixe o documento em PDF com todas as medidas tomadas pelo Grupo SADA para contenção da crise do Coronavírus.


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AÇÕES SOCIAIS

O Grupo SADA vem contribuindo também com órgãos públicos, prefeituras, ONGs e com a população de diversas cidades onde nossas empresas atuam.