Hegemonia no voleibol mineiro

SADA Cruzeiro bate Minas Tênis e é Campeão Mineiro pela 11ª vez consecutiva

Com 11º título do SADA Cruzeiro, MG conhece a sua maior hegemonia no voleibol. Na volta para casa, Alan brilha e lidera SADA Cruzeiro no primeiro título da temporada

Duas mãos já não bastam para contar os troféus estaduais do Sada Cruzeiro. Na noite deste sábado, 17/10, o plantel celeste derrotou o anfitrião Minas Tênis Clube pelo 11º ano seguido e conquistou novamente o título do Campeonato Mineiro de Vôlei. Os cruzeirenses fizeram 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 25/17, 23/25 e 25/23, e levantaram a primeira taça da temporada 2020/21.

Contando com o primeiro troféu, levantado em 2008 ainda em Betim, já são 12 conquistas da equipe patrocinada pelo Grupo Sada. Desde 2010, o Sada Cruzeiro disputou 51 campeonatos, esteve em 45 finais e somou 38 títulos.

A final na Arena Minas, em Belo Horizonte, foi disputada pela primeira vez sem a presença de público, em função das medidas de prevenção à Covid-19. Mas não faltou energia positiva da Nação Azul, que acompanhou a decisão pelo canal do Cruzeiro no Youtube.

E em quadra a equipe comandada por Marcelo Mendez teve uma grande atuação, foi bastante ofensiva, e não deu muitas chances ao adversário. Somente no terceiro set é que o Minas saiu na frente, com um bom saque, e conseguiu diminuir o placar. Mas a força do elenco azul prevaleceu novamente na última parcial, para assegurar a vitória e começar bem a temporada.

O cubano López, que levantou o seu primeiro troféu com a camisa cruzeirense, foi o maior pontuador da decisão, com 23 anotações no placar. O oposto Alan marcou 20 vezes.

Para o comandante Marcelo Mendez, o time está evoluindo bem neste início de trabalho. “Começamos jogando muito melhor hoje. Ainda falta muito, mas o que fizemos aqui é voleibol. Jogamos muito melhor no saque, no ataque, ainda precisamos ser mais constantes. Mas final é final, e final é ganhar, isso que importa”, resumiu o treinador argentino.

O líbero Lukinha também comemorou o espírito do time celeste na decisão. “A semifinal foi bem complicada, não conseguimos impor nosso ritmo de jogo. Mas conseguimos crescer, vencemos e deu uma virada na chave para hoje. A gente se questionou, sabíamos que tínhamos que jogar o nosso melhor e deixar tudo em quadra, depois vemos o que acontece. E deu certo. É o nosso primeiro título, ainda temos muito pela frente, uma temporada longa. Temos muito a evoluir e crescer ainda, vamos aos poucos, com humildade e calma, porque precisamos trabalhar”, comentou o líbero.

Além da empolgação com o título, uma grande marca atingida foi motivo de comemoração pela Raposa. A taça de 2020 é a 11ª consecutiva do Mineiro, uma sequência inédita na história da competição e raríssimas vezes vistas pelo mundo em qualquer modalidade esportiva de alto rendimento.

“Primeiro quero falar desta marca de 11 títulos seguidos. Acredito que isso é da nossa essência, somos acostumados a jogar no limite. A cada campeonato a gente vem para fazer história. Viemos jogar com uma mentalidade vencedora, a forma em que encontramos o nosso melhor jogo. É daí pra mais. Este foi o primeiro da temporada e vamos seguir crescendo e acreditando em tudo isso que estamos fazendo”, comentou Isac, que defende o Sada Cruzeiro pelo oitavo ano seguido.

Sada Cruzeiro – Fernando Cachopa, Alan, Facundo, López, Isac, Otávio e o líbero Lukinha. Entraram: Resley, Oppenkoski e Filipe. Técnico – Marcelo Mendez.

Minas Tênis Clube – William, Escobar, Honorato, Lazo, Matheus Bispo, Edson e o líbero Maique. Entraram: Jonatas, Lucas, Gustavo e Gustavão. Técnico – Nery Tambeiro

Com 11º título do Sada Cruzeiro, MG conhece a sua maior hegemonia no voleibol

Minas Gerais e o mundo são azuis! O Sada Cruzeiro venceu o Minas Tênis Clube por 3 sets a 1 neste sábado, 17, e emplacou a maior sequência de títulos da história do Campeonato Mineiro. E a marca também é uma das maiores, em nível mundial, no esporte de alto rendimento em todas as modalidades. São 11 troféus levantados de forma consecutiva entre 2010 e 2020.

E com este resultado a equipe cruzeirense pode até escolher como se referir à conquista: Hendecacampeão, que se baseia no grego hendeca e significa onze, ou na forma latina, que seria Undecacampeão. Fato é que poucas equipes foram 11 vezes campeãs seguidas de um único torneio.

A marca cruzeirense supera o decacampeonato alcançado pelo rival Minas, entre 1998 e 2007. Em 2008 o adversário teve a hegemonia quebrada pelo próprio Sada Cruzeiro, que levantou sua primeira taça do Mineiro, em Betim. Na edição de 2009 o campeão foi o time de Montes Claros, na época comandado pelo próprio Marcelo Mendez. E depois disso o treinador argentino chegou à Raposa para estabelecer um domínio absoluto: todas as edições desde 2010 foram vencidas pelo Sada Cruzeiro, em decisões contra os minastenistas.

“O Sada Cruzeiro é um clube vitorioso, é o clube mais vencedor da última década no Brasil e um dos mais vitoriosos do mundo. Sinto muita felicidade em fazer parte deste time. E temos que agradecer aos jogadores, a comissão técnica, a diretoria pelo esforço de manter este projeto no topo”, disse Marcelo Mendez.

Presente em todas essas conquistas, o ponteiro Filipe disputa sua 11ª temporada pelo Sada Cruzeiro, e ficou espantado ao saber que a marca ultrapassa as fronteiras do estado, já que pouquíssimas equipes no mundo atingiram estes números.

“É uma novidade. Estou arrepiado só de ouvir. Mais uma coisa para essa história linda da nossa equipe. Eu sou muito grato por estar aqui nesses onze títulos. Eu não esperava por isso. Nosso time se mostrou muito competente, depois de uma semifinal dura fizemos uma belíssima partida. Temos que comemorar. Quando parece que não temos mais marcas, quando falam que já ganhamos tudo, de repente vem essa nova marca com 11 títulos seguidos, coisa que poucas equipes no mundo inteiro conseguiram, em todas as modalidades. É pra guardar na história”, enfatizou o capitão estrelado.

Agência i7/Sada Cruzeiro.

Na volta para casa, Alan brilha e lidera SADA Cruzeiro no primeiro título da temporada

O campeão voltou. E no seu primeiro campeonato com as cinco estrelas novamente no peito, o oposto Alan atingiu a marca de 20 títulos conquistados pelo Sada Cruzeiro. Com o troféu do Mineiro deste sábado, 17/10, com a vitória por 3 sets a 1 diante do Minas Tênis Clube, o ex garoto da base celeste chegou ao seu tricampeonato Mineiro e mostrou que será um dos grandes nomes do elenco em 2020/21.

Com 103 pontos marcados em cinco jogos, o oposto Alan foi um dos destaques do torneio estadual. Além de ser a referência do forte ataque estrelado, ele também mostrou consistência no saque e um grande trabalho de bloqueio. Foram quatro aces marcados e 12 pontos de bloqueio durante a competição.

Ainda garoto, aos 17 anos de idade, o carioca Alan chegou em 2012 para defender o time infanto-juvenil da Raposa. Foram seis títulos na base e as oportunidades com o comandante Marcelo Mendez logo começaram a aparecer. Assim, ele somou dois troféus do Mineiro, em 2015 e 2016, e mais 11 com o time profissional, de Supercopa a Mundial de Clubes.

Depois de 19 taças em quase seis anos, ele deixou o Sada Cruzeiro para jogar pelo Sesi-SP por três temporadas. Seu crescimento no período seguiu evidente, especialmente na seleção brasileira, se tornando um dos principais nomes da posição no país. Hoje, aos 26 anos, o jogador espera uma temporada de muitas alegrias vestindo a camisa do seu time de coração.

“Eu estou muito feliz, ainda mais de estar voltando para o Sada Cruzeiro, e jogando o Mineiro, que foi uma competição muito forte. Passamos por uma semifinal muito difícil contra o Uberlândia, que foi um 3 a 2. E esta final jogamos mais concentrados e mostramos a força do nosso time. Estou muito feliz por voltar, temos muita coisa para melhorar, individualmente e coletivamente. Mas pela evolução que apresentamos como time neste Estadual eu tenho certeza de que vamos fazer uma grande temporada”, afirmou o jogador.








SIGA O GRUPO SADA NAS REDES SOCIAIS


Facebook


Instagram


Youtube


Linkedin

OUÇA NOSSO PODCAST

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

VEJA NOTÍCIAS POR SEGMENTO