As ações de limitação do novo coronavírus (Covid-19), iniciaram com medidas educativas nos pátios da SADA Transportes. Com muito diálogo, iniciamos nosso trabalho de conscientização com instruções para que colaboradores evitassem aglomerações, e redobrassem a atenção com a higiene, cobrindo a boca e nariz com o braço e lavando as mãos com mais frequência.

Além disso, outras medidas foram tomadas com o intuito de limitar a propagação do vírus, veja:

Figura 1| Colaboradores adotam distância de Segurança na realização de DSS sobre doenças respiratórias na SADA Transportes em Goiana –PE.Figura 2| Colaboradores adotam distância de Segurança na realização de DSS sobre doenças respiratórias na Brazul em Camaçarí –BA.

Lista de algumas medidas adotadas:

  • Com o objetivo de reduzir a circulação de colaboradores, principalmente em aeroportos, todas as viagens nacionais e regionais foram canceladas logo no início de março;
  • Foi solicitado para todos os colaboradores em trânsito, em viagens a trabalho, retornassem imediatamente às suas bases;
  • Foi vetada a entrada de visitantes nas plantas das empresas;
  • Houve o estímulo ao uso de ferramentas de videoconferência disponíveis;
  • Ampliação de recursos tecnológicos, com a aquisição de novos pacotes de serviços e recursos de chamadas telefônicas nacionais e internacionais via software do pacote Office365 (Microsoft Teams);
  • Envio de diretrizes para todas as empresas restringindo cumprimentos com contato físico (apertos de mão, abraços ou beijos no rosto), além de outras recomendações e boas práticas;
  • Envio constante de alertas com as principais sintomas da doença,divulgados pelo Ministério da Saúde, com sugestão para download do aplicativo CORONAVIRUS SUS;
  • Na SADA Transportes de Betim (MG), Pátios de Igarapé (MG), Ibirité (MG), no Pátio Vertical, em Betim (MG), e em outras unidades da empresa, foi determinado ampliação da desinfecção / esterilização com álcool 70% pelas equipes de limpeza e de manutenção predial, com um cronograma especial de limpeza realizada a cada 4 horas, focando em portas, maçanetas, mesas, braços de cadeiras, corrimãos e armários. Além disso, foi solicitada limpeza preventiva de todos os equipamentos de ar-condicionado, com cuidado para a troca de todos os filtros de purificação de ar das máquinas;
  • Isolamento dos bebedouros, distanciamento das mesas e cadeiras no refeitório e demarcação no piso de distanciamento de 1 metro nos locais de relógio de ponto também no pátio vertica.
  • Foi proibido o uso de elevadores, exceto para colaboradores que necessitam do meio para locomoção. Estes devem utilizar o equipamento sozinho;
  • Foi determinado o aumento da disponibilidade de dispensers de sabão e álcool 70% (gel e/ou líquido) em banheiros e espaços de comum circulação das unidades da empresa.
  • Medidas adotadas nos restaurantes das empresas com o objetivo de reduzir aglomerações. Demarcação no piso com distanciamento de 1 metro no refeitório e nos locais de cartão de ponto.
  • Foi disponibilizado aos colaboradores operacionais, manual com informações gerais e boas práticas para limitar a propagação da Covid-19. O material foi entregue à operação das empresas de Transporte e Logística, direcionada aos Motoristas de Veículos, Conferentes de Auto, Amarradores, Motoristas Carreteiros e aos colaboradores que exercem Atividades Administrativas na operação;
  • Distribuição de kits de higienização aos motoristas. Os kits são compostos de álcool gel, Solução de detergente neutro com água e panos de limpeza impermeáveis.
Figura 1| Kit higiene com instruções de limpeza e procedimentos preventivos à Covid-19.
Figura 2| Motoristas retiram kit higiene na empresa.
Figura 3| Motoristas da SADA Transportes em Igarapé (MG) recebem “kits higiene” durante DSS.

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