Uma homenagem ao rádio e aos profissionais que fazem este meio de comunicação estar mais vivo que nunca

“Olá, amigo ouvinte! Bom dia! São 6 em ponto. O dia hoje será de sol com poucas núvens!” 

É assim que muitas vezes recebemos em nossas casas, carros ou nos nossos fones de ouvido, radialistas que nos mantêm informado sobre os últimos acontecimentos da política, do esporte, da economia e sobre atualidades. E se engana quem diz que os dias do rádio estão perto do fim. Esta mídia está, mais do que nunca, viva e se reinventando.

Semana de comemorações

No último dia 21 de setembro é comemorado o dia do radialista. Apesar de não ser a data oficial desde 2006, quando um decreto de lei transferiu o dia do radialista para 7 de novembro em homenagem ao compositor e  radialista Ary Barroso, 

Mesmo com a nova data, é comum que ainda sejam celebrados o dia do radiojornalista em setembro. Também nesta semana é comemorado o dia da radiodifusão (25 de setembro).

O jornalista e radialista Rodrigo Freitas, da Rádio Super Notícia 91,7 FM, acredita que o jornalismo no rádio é diferente dos demais veículos de comunicação como jornal impresso, e portal de notícias. “o rádio nos coloca muito perto do público, nos dá um retorno muito imediato de tudo aquilo que a gente fala. O ouvinte tem uma relação de amigo, sabe o dia em que estamos com a voz um pouco mais pra baixo, ou o dia que em estamos um pouco mais felizes”, explica.

Há quase 16 anos no jornalismo, Freitas sabe a responsabilidade que os radialistas carregam todos os dias. “A gente entra na casa das pessoas todos os dias, é meio que entrar sem pedir licença. O ouvinte tem com o rádio e com o radialista, que está no microfone, um companheiro do dia a dia”, diz Rodrigo.

E é para o ouvinte que todos os dias, os jornalistas da SEMPRE Editora e de todas as emissoras de rádio vão ao ar. 

Mas nem tudo são flores nessa vida de radialista. “O profissional lida com a informação, com a pressão do tempo, trabalha aos finais de semana, em horários que muitos estão em lazer. É uma profissão repleta de desafios”, conclui o jornalista.

Nossa homenagem aos profissionais de radiodifusão e também ao nosso companheiro de todas as manhãs, que sobrevive e evolui a tantas transformações.

Parabéns aos operadores, aos técnicos, repórteres especialmente aos nossos profissionais da SEMPRE Editora, empresa do Grupo SADA.

SIGA O GRUPO SADA NAS REDES SOCIAIS


Facebook


Instagram


Youtube


Linkedin

OUÇA NOSSO PODCAST

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

VEJA NOTÍCIAS POR SEGMENTO