Covid-19

Uso de tecnologia para monitoramento da covid-19 entre colaboradores do Grupo SADA

Já recebeu um “oi” da Sara? Desde o início do retorno das operações do Grupo SADA, a Assistente Virtual do Grupo, desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação do Grupo vem sendo utilizado como aliado no monitoramento da saúde dos colaboradores. 

Diariamente, os colaboradores nas operações do Grupo SADA recebem via SMS e WhatsApp, de forma personalizada e informal, perguntas da assistente. A conversa com a Sara tem o objetivo de extrair informações relacionadas a possíveis sintomas da doença. Dependendo das respostas, os colaboradores são orientados a permanecer em casa e, ao mesmo tempo a assistente aciona a equipe de saúde da empresa para continuar o atendimento com cuidados mais específicos. 

Já os colaboradores aptos a trabalharem recebem um selo diário assim que a termina seu questionário., confirmando sua entrada na planta. 

Todos os dados são coletados pela assistente e disponibilizados em um painel de controle com todos os dados do colaborador.

O médico coordenador de medicina do trabalho Gustavo Nicolai avalia que a tecnologia está sendo uma importante aliada neste período de tantos desafios. “O uso da Sara tem tornado nossa comunicação com os colaboradores durante a pandemia da covid-19 mais fácil, dinâmica e efetiva. E porque não dizer também mais “humana” em meio aos processos já tão informatizados. A leitura desses dados no BI permitiu criar uma
barreira adicional contra as possibilidades de contaminação na empresa”, explica

Evolução do Sistema

De acordo com o gerente de T.I, Ricardo Mendes, o projeto evoluiu bastante desde a sua primeira concepção. “Nas primeiras versões deste MVP (Mínimo produto viável) a comunicação acontecia através de SMS e formulário do office 365. A BOT foi uma evolução do produto, também já com tecnologias disponíveis para uso”, explica.

Inteligência de dados

Ainda em fevereiro de 2020, diante de tantas incertezas, a área de tecnologia da Informação do Grupo SADA criou em parceria com a QDOIS – Data Intelligence, um Painel de Informações BI (Business Inteligence) em que é possível rastrear e acompanhar o avanço do novo Coronavírus no Brasil para possibilitar uma rápida tomada de decisão à medidas preventivas aos colaboradores do grupo e seus familiares.

Utilizando o Power BI, foram criados mapas de calor, possibilitando acompanhar a evolução do vírus, exatamente nas localidades em que o grupo possui colaboradores alocados.

SIGA O GRUPO SADA NAS REDES SOCIAIS


Facebook


Instagram


Youtube


Linkedin

OUÇA NOSSO PODCAST

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

VEJA NOTÍCIAS POR SEGMENTO