SEMPRE Editora inicia nesta semana a mais completa cobertura da história das eleições em Minas Gerais

Serão pelo menos 26 profissionais de jornalismo envolvidos exclusivamente na cobertura política. 

Até o próximo dia 15 de novembro, dia da votação em primeiro turno, os leitores, ouvintes e espectadores dos veículos da SEMPRE Editora, empresa do Grupo SADA, terão acesso a mais completa cobertura da história das eleições em Minas Gerais.  

Em 2020 um novo desafio faz parte deste projeto já que toda a cobertura ocorre em meio à pandemia do novo coronavírus – que impôs a necessidade de medidas de isolamento social em todo o país. Essa nova realidade não só adiou a data da votação no Brasil como também tem alterado a lógica de organização das pré-campanhas e, provavelmente, das campanhas eleitorais.

Neste cenário, a SEMPRE Editora mobilizou pelo menos 26 jornalistas para atuarem exclusivamente nesta cobertura com o apoio de outras dezenas de profissionais, como produtores da rádio, redatores do portal, âncoras, repórteres fotográficos, revisores, editores de imagem e infografistas, que também emprestarão parte de suas jornadas diárias à cobertura eleitoral. 

“Os eleitores da capital e do interior terão a maior cobertura política dessas eleições em todas as plataformas: impresso, rádio, redes sócias e em nosso portal, que, neste ano, bateu recordes de 29 milhões de usuários únicos. Tudo a serviço do jornalismo profissional de qualidade e da democracia, com isenção e equidade”, explica o diretor executivo da Sempre Editora, Heron Guimarães.

Na última quinta-feira (3), todos os detalhes e alinhamentos sobre a cobertura, como calendário eleitoral, mudanças na legislação e a atuação dos profissionais, foram feitos em um webinário para os jornalistas com a direção executiva da SEMPRE Editora, editoria de política, jurídico e consultoria em direito eleitoral. 

Os detalhes desta grande cobertura e o cenário das eleições 2020, foram apresentados ao público durante a Live do Tempo, na última segunda-feira (7) pelos editores de O TEMPO Ricardo Corrêa (Política) e Marina Schettini (Interior) que conversaram com o apresentador da rádio Super Ricardo Sapia. Veja como foi a conversa e acompanhe a cobertura on-line pelo portal otempo.com.br e nos jornais O TEMPO e Super Notícia.

Ainda mais informação e interatividade para usuários do Portal O TEMPO

Acompanhando as tendências de uma comunicação mais ágil e instantânea e também diante do contexto trazido pela pandemia, a cobertura terá um foco ainda maior na interatividade, por meio das redes sociais, e também com mais transmissões ao vivo, incluindo entrevistas com candidatos, especialistas e representantes da Justiça Eleitoral e dos partidos.

Tudo, claro, mantendo o equilíbrio e a isonomia que já marcam as coberturas da SEMPRE Editora. Em todas as plataformas, uma cobertura isenta, com espaços idênticos para os candidatos, contará, desta vez, com a ferramenta O TEMPO Dados, que estreia nessa cobertura eleitoral oferecendo o constante levantamento e a análise de informações.

“Buscamos aprimorar as ferramentas que já utilizamos nas últimas eleições, ampliar a interatividade e os recursos ao vivo e entregar mais dados para o eleitor. Mas o nosso foco sempre foi e continuará sendo garantir uma cobertura isonômica e muito informativa”, explica Ricardo Corrêa, editor de Política de O TEMPO.

A cobertura de 2020 também contará com mais pesquisas Datatempo. Serão pelo menos seis, publicadas semanalmente, sobre o cenário eleitoral de Belo Horizonte (MG), além de outras nove pesquisas para analisar os cenários de Betim (MG), Contagem (MG) e Nova Lima (MG).

“Faremos uma cobertura ampla, detalhada e que será um indicador importante para o eleitorado de Minas. Nosso principal objetivo é levar informação de qualidade, combatendo as fake news – que devem marcar esta eleição – e levando ao nosso leitor, ouvinte e telespectador aquilo que eles realmente precisam saber para votar com consciência e responsabilidade”, enfatiza Juvercy Junior, editor executivo da SEMPRE Editora.

Para isso, um serviço importante e já utilizado nas eleições anteriores e que vai ganhar relevância ainda maior por conta das campanhas virtuais é o de combate implacável às informações falsas. Por meio da ferramenta O TEMPO Checagem, os jornalistas vão conferir o que é mentira e o que verdade entre informações veiculadas na campanha.

Conteúdo multiplataforma garante amplo alcance

A partir desta segunda (7) já está no ar o hotsite das eleições 2020, que concentra os produtos das diversas plataformas da SEMPRE Editora, com a possibilidade de filtrar conteúdos por cidade e com informações de serviço para o eleitor, como regras da disputa, o que pode e o que não ser feito na campanha e o calendário eleitoral. Além disso, conteúdos gráficos e analíticos de O TEMPO Dados, podcasts e vídeos vão ser disponibilizados ao longo da cobertura, que vai se intensificar principalmente a partir de 27 de setembro, quando a campanha eleitoral começa efetivamente. É quando o portal passa também a agregar conteúdos de todas as candidaturas registradas no Brasil. Ao menos 15 pesquisas, incluindo levantamentos semanais em Belo Horizonte (MG), serão divulgadas e disponibilizadas em agregador de pesquisas.

A partir desta segunda (7), o acréscimo de páginas vai garantir a ampliação da cobertura diária nos veículos impressos. Na rádio Super 91,7 FM, conteúdos vão permear toda a programação, reunidos em boletins com o início da campanha.

A cobertura contará ainda com lives, sabatinas, matérias especiais e entrevistas diárias na rádio Super, participação de candidatos no quadro Café com Política, do Super N, além de análises em texto, vídeo e áudio.

Já a partir de 27 de setembro, quando começa a campanha eleitoral, a Sempre Editora inicia a segunda etapa de sua cobertura das eleições 2020, com espaço idêntico aos quatro primeiros colocados nas pesquisas de intenção de votos do Datatempo para Belo Horizonte (MG) nas edições impressas de O TEMPO. Também haverá cobertura diária das eleições em Contagem (MG), Nova Lima (MG) e Betim (MG), além de cidades-pólo de Minas e principais capitais do país.

“Em todas as nossas plataformas, oferecemos ao eleitor oportunidade de análise dos candidatos e também a possibilidade de eles conhecerem mais de perto as propostas e o que cada um pensa. Teremos lives, análises e também muitos infográficos para ajudar neste exercício”, explica o editor executivo Cândido Henrique Silva, que já se prepara para a divulgação dos resultados, em 15 de novembro.

“Já estamos pensando também nos dias das eleições. Vamos oferecer um site em que o eleitor poderá acompanhar em tempo real a apuração dos votos e saber quem venceu em cada cidade mineira e do Brasil”, afirma.

Créditos: Thais Mota, em otempo.com.br