A saúde emocional refere-se ao bem-estar psicológico. Cuidar dela significa sentir-se melhor em relação a si mesmo, nas relações com os outros e aprender a controlar os sentimentos e enfrentar dificuldades.

Zelar pela saúde emocional não é só conversa, é essencial para manter uma vida mais equilibrada. Sendo assim, pequenas atitudes podem ser muito efetivas e positivas. Veja só algumas dicas que podem te ajudar a manter a mente mais focada e feliz:

  • Agradeça mais e sinta gratidão: Quando você se permite sentir gratidão, uma intensa transformação acontece na sua vida. Até poucos anos atrás, não havia muitas pesquisas e informações sobre a gratidão. Mas graças ao psicólogo americano Abraham Maslow – que coordenou pesquisas voltadas para compreender melhor sobre o que é a gratidão e seus benefícios para nossa existência – foi possível entender melhor o que é este sentimento e suas interferências positivas em nosso cotidiano. Em suas pesquisas, Maslow conseguiu perceber que a habilidade de sentir e expressar a gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional e mental dos indivíduos. Depois de suas pesquisas, ficou provado que pessoas que praticam o hábito da gratidão são mais felizes.  ☺️
  • Viva mais fora das redes sociais do que dentro delas: Você já deve ter ouvido a frase: “Não compare o seu bastidor com o palco do outro!” A vida do outro “que sonharíamos viver” nunca é o que parece – especialmente nas redes sociais. Ela nos mostra a fotografia de um momento, jamais o álbum todo. Por isso, primeiro, devemos aceitar a verdade absoluta de que ninguém se dá bem 24 horas (vide a quantidade de artistas e influenciadores tornando públicas as suas depressões); depois, compreenda a artificialidade das redes – todas elas – e diferencie criteriosamente imagem criada de vida real. Já que mirar o palco do outro é inevitável, busque ao menos conhecer as coxias, os bastidores. Substitua as horas de tela por horas de ar puro, de uma boa leitura. E, se você perceber que a sua timeline funciona como gatilho para ideações tóxicas, busque ajuda.
  • Lembre-se que as pessoas são diferentes: Portanto, lembrando disso você não vai ficar frustrado quando alguém lidar com uma situação de uma maneira diferente da sua. Mas você não pode esperar que as pessoas hajam da maneira que você quer. O respeito deve estar presente dos dois lados.
  • Pare de remoer aquilo que aconteceu no seu dia: Aprenda a deixar passar, perdoar, tome as rédeas da sua vida, entenda que você colhe o que planta, nós criamos a nossa vida, assuma isso e foque no positivo.
  • Celebre as suas conquistas por mais simples que pareça: Volte o seu olhar para pequenas vitórias como conseguir admirar a natureza, conseguir se perdoar, se amar, isso é uma conquista, a da autoestima. Converse consigo mesmo, se dê um tapinha nas costas e fale “você é demais meu caro!” Alegre-se por estar vivo, por respirar, por ser livre, por poder se comunicar.
  • Seja o seu melhor amigo: Faça com que a sua voz interna seja a sua alinhada. Assim você ouvirá só boas mensagens. Não se recrimine, não julgue, não se critique… pense sempre: “agi da melhor maneira que eu poderia naquele momento, nos próximos serei melhor” e a cada dia você vai se melhorando, se perdoando, aprendendo e se reinventando. Sinta prazer consigo mesmo, na sua própria companhia, se ame, faça aquele almoço especial para você, pois merece momentos especiais.
  • Atente-se para a sua postura física: Mantenha a postura de um super herói. Uma postura correta, sendo ela reta, ombros para trás, cabeça erguida e colocar a carga de peso sentada sobre o ísquio, que é o osso que constitui a zona inferior do quadril e que apoia o corpo quando estamos sentados,  libera endorfina, o que te provoca uma sensação de serenidade, alegria e auto confiança.
  • Alimentação: Não tem como falar de saúde emocional e não citar a alimentação, pois existem alimentos que nos ajudam muito, leia mais na matéria Alimentos que diminuem o estresse e a ansiedade.
  • Pausas durante o dia: Dar pausas depois de algumas horas em produção, mesmo que seja de 5 minutos, é essencial para manter-se leve, saudável e produtivo. Procure usar esses momentos para pausas longe das redes sociais. Realmente desligue um pouco a sua mente. Aproveite inclusive para trabalhar a respiração nesses momentos, que é um incrível calmante natural.
  • Exercícios físicos: Apenas 30 minutos por dia já são suficientes para que os exercícios façam o seu corpo liberar endorfina, que melhora o nosso funcionamento por inteiro.  Você pode pular corda, fazer agachamentos, polichinelos, seja criativo e bom treino!
  • Cuide da sua aparência: Por incrível que pareça o simples ato de trocar o pijama por outra roupa, pentear o cabelo e escovar os dentes já nos deixa bem mais dispostos. Então, mantenha os hábitos necessários em dia, como pentear o cabelo, cortar a unhas, tomar banho, arrumar-se, passar um perfume.
  • Arte: Por fim, um grande auxiliador no processo da saúde é a arte. Produzir desenhos, textos, músicas em instrumentos, entre outras formas de expressão vão te auxiliar a ficar mais equilibrado e relaxado. Mas se você não acredita ser bom em nenhuma dessas modalidades, apreciar também te trará benefícios semelhantes. Assista e ouça clipes, músicas e se concentre em uma letra, aprecie um livro, a escolha é sua.

Créditos da foto: freepik

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário