O Grupo SADA está atento às atualizações das autoridades sanitárias e de saúde com relação ao avanço dos casos do novo Coronavírus (COVID-19) na América Latina e no Brasil.

Para isso, foi criado o “Comitê de Gerenciamento e Enfrentamento à Covid-19” que vem tomando medidas preventivas e elaborando planos de ação em todas as nossas empresas para limitar ao máximo a propagação da doença e ampliar a proteção aos nossos clientes, parceiros, prestadores de serviços, colaboradores e seus familiares.

Sabemos que este é um momento delicado e nossas medidas priorizam a segurança e saúde das pessoas, seguindo atentos aos nossos propósitos e compromissos com a qualidade de nossas entregas junto aos nossos clientes. 

Listamos abaixo as principais medidas tomadas, cientes de que em decorrência do avanço dos acontecimentos, outras ações serão necessárias:

__

O conteúdo desta página está em constante atualização.

25/03/2020

38. Parte dos colaboradores da SADA Siderurgia, em Várzea da Palma (MG) têm suas atividades paralizadas até o próximo dia 12 de abril (com possibilidade de prorrogação

37. Colaborares na fábrica da OMR Componentes Automotivo, em Sete Lagoas (MG) têm suas atividades paralizadas até o próximo dia 12 de abril (com possibilidade de prorrogação).

24/03/2020

36. Doação de milhares de litros de álcool 70%, líquido, para hospitais, postos de saúde e para as populações das cidades de Montes Claros de Goiás (GO) e vilarejos, Jaíba (MG), Betim (MG).

23/03/2020

35. Novas medidas adotadas nos resutaurantes da empresa com o objetivo de reduzir aglomerações. Dentre elas a redução do número de cadeiras pela metade, colaboradores servirão as opções de alimento, evitando que várias pessoas toquem nos pegadores e colheres, pratos e bandeijas estão embalados (Figura 1 e 2) e os talheres serão entregues em mãos por um único colaborador, disponibilização em álcool em gel nos acessos ao restaurante, retirada do porta guardanapos e uso de luvas descartáveis pelo responsável pelo porcionamento com trocas periódica do par.

34. A T.I. Corporativa fornece infraestrutura para colaboradores que, até então, não conseguiriam trabalhar em casa, na modalidade de teletrabalho (home office). Desta forma, temos cada vez menos pessoas circulando nas cidades e em nossos prédios administrativos. Desde o último dia 19 de março, o Grupo SADA se esforça para que o máximo de pessoas possam desempenhar suas funções remotamente.

33. É Lançado o hotsite (gruposada.com.br/coronavirus) com medidas de prevenção para motoristas, colaboradores em regime de teletrabalho (home office), colaboradores administrativos que ainda estão fisicamente nas empresas; além das principais medidas adotadas pelo Grupo SADA no contigenciamento à doença.

22/03/2020

32. É realizada limpeza e profunda desinfecção preventiva nos Pátios de Motoristas Autônomos da Brazul e Transzero em São Bernardo do Campo (SP). Os colaboradores e prestadores de serviço terceiros foram liberados até a conclusão do processo. Os colaboradores e/ou prestadores de serviços que apresentaram sintomas foram afastados em quarentena.

31. É realizada limpeza e profunda desinfecção preventiva na OMR Componentes Automotivos, em Sete Lagoas (MG). Os colaboradores e prestadores de serviço terceiros foram liberados até a conclusão do processo. Os colaboradores e/ou prestadores de serviços que apresentaram sintomas foram afastados em quarentena.

20/03/2020

30. Nossas equipes de saúde acompanham os casos suspeitos de infecção pelo vírus em nossas empresas em todo o país.

29. Limpezas constantes e a desinfecções completas são realizadas nas áreas da empresa em Betim, MG, onde foi notificada a suspeita da doença em um familiar de colaborador. Com a notificação, todos os colaboradores que ainda não estão trabalhando na modalidade de teletrabalho (home office), foram liberados até a conclusão da desinfecção, o expediente no prédio foi cancelado, sendo, os colaboradores com suspeita e aqueles próximos a ele, preventivamente afastados, em quarentena.

28. Mais colaboradores são preparados e tornam-se aptos para o imediato início dos trabalhos na modalidade de teletrabalho (home office) e suspeitas de infecção são colocados em quarentena.

18/03/2020

27. Todos os trabalhadores já aptos a desempenhar suas atividades em formato de teletrabalho (home office), passam a operar remotamente. O Grupo SADA está operando juntamente com seus fornecedores para a aquisição de novos equipamentos e a contratação de novos serviços para possibilitar que a maior parte de seus colaboradores possam desempenhar suas tarefas em casa. 

17/03/2020 

26. São suspensas, por tempo indeterminado, todas as atividades da equipe profissional e das categorias de base do SADA Vôlei. O cancelamento dos treinos visa contribuir com a saúde e segurança dos atletas, dos profissionais da equipe e também com toda a comunidade. No sábado, 14 de março, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) determina o cancelamento de toda a 11ª rodada do returno e a interrupção da Superliga por 15 dias. Como realizado nas outras empresas do Grupo, o SADA Vôlei também vem emitindo orientações aos atletas e demais profissionais do time sobre as medidas de prevenção conforme recomendação dos órgãos sanitários e de saúde.

16/03/2020 

25. Para nossos colaboradores operacionais, sobretudo os nossos motoristas, disponibilizamos uma cartilha com conteúdo dirigido a este público abordando a limpeza pessoal e dos veículos, os riscos da doença, dentre outros. 

24. De hora em hora, emitimos alertas para todos os computadores com instruções como “evitar participar de eventos públicos e privados”, “evitar aglomerações em geral”, “manutenção dos ambientes limpos e ventilados” além da “higienização das mãos”, “restrição de contato físico”, etc. 

23. Foram alterados os fundos de telas de todos os computadores (desktops e laptops) conectados em nossa rede, com alerta para os riscos da doença e dicas de prevenção.  

22. Além da comunicação online com colaboradores e gestores, iniciamos de forma mais enfática a comunicação em em telas distribuídas em nossas unidades com dicas de prevenção e precauções a serem tomadas dentro da empresa e em casa. 

21. Por acreditar no poder da informação correta e de qualidade, reforçamos ainda mais a comunicação com nossos colaboradores, disponibilizando um canal para o envio de perguntas ao nosso médico do trabalho, que respondeu todas as dúvidas em vídeo. A ação, que teve participação maciça e será constantemente realizada. 

20. As linhas de ônibus especiais para transporte de colaboradores foram ampliadas com o intuito de reduzir a aglomeração de colaboradores. 

19. Foi proibido o uso de elevadores, exceto para colaboradores que necessitam do meio para locomoção. 

18. Foram fechados todos os espaços de convivência.  

17. As lanchonetes, presentes em algumas de nossas unidades, passam a operar exclusivamente com utensílios descartáveis.

16. Os times na matriz do grupo, onde circulam centenas de pessoas todos os dias, foram divididos com o intuito de reduzir a circulação de pessoas pela cidade e pela empresa. Com o mesmo objetivo, as refeições, antes feitas em nossos restaurantes, passam a ser realizadas nos postos de trabalho para as equipes administrativas. 

15. Na Matriz do Grupo SADA, em Betim (MG), Pátios de Igarapé (MG), Ibirité (MG), no Pátio Vertical, em Betim (MG), e em outras unidades da empresa, é determinada ampliação da desinfecção / esterilização com álcool 70% pelas equipes de limpeza e de manutenção predial, com um cronograma especial de limpeza realizada a cada 4 horas, focando em portas, maçanetas, mesas, braços de cadeiras, corrimãos e armários. Além disso foi solicitada limpeza preventiva de todos os equipamentos de ar-condicionado.  

14. Foi decidido pelo Comitê de Gerenciamento e Enfrentamento à Covid-19, a não obrigatoriedade do registro de ponto pelos colaboradores.

13/03/2020 

13. Instruímos os colaboradores a buscarem os serviços médicos por meio do Disque Saúde (136), ou os canais de atendimento do plano de assistência médica, evitando contato físico com outras pessoas, não se dirigindo à empresa. 

12. Para a segurança de nossas equipes de saúde, limitamos o uso das unidades de saúde ocupacional da empresa (ambulatórios médicos) que, a partir desta data, passam a atender apenas casos de urgência, emergência e os exames ocupacionais previstos em lei. 

11. No mesmo dia, enviamos diretrizes para todo o grupo restringindo o contato físico de colaboradores em cumprimentos (apertos de mão, abraços ou beijos no rosto) e outras boas práticas, os principais sintomas da doença e a sugestão para download do aplicativo CORONAVIRUS SUS, disponível para Android e iOS.

10. Foi vetada a entrada de visitantes nas plantas do Grupo SADA em todas as 55 cidades do Brasil e na Argentina. Em todas as ações, indicamos e reforçamos o uso das ferramentas de videoconferência disponíveis assim como ampliamos nossos recursos tecnológicos, com a aquisição de novos pacotes de serviços com recursos de chamadas telefônicas nacionais e internacionais.  

9. Solicitamos que todos os colaboradores em trânsito, em viagens que retornassem imediatamente às bases.

8. Com o objetivo de reduzir a circulação de colaboradores, principalmente em aeroportos, todas as viagens nacionais e regionais foram canceladas. 

11/03/2020   

7. Foi solicitado à todos os colaboradores do Grupo de férias em viagens internacionais que, ao retornarem ao trabalho devem cumprir no mínimo 14 dias de teletrabalho (home office). 

6. Constituímos o “Comitê Especial de Gerenciamento e Enfrentamento à Covid-19”, formado por diretores e representantes das áreas de Segurança e Saúde do Trabalho, além de outros setores estratégicos e a Vice-Presidência do grupo. A equipe multidisciplinar tem como principal objetivo elaborar estratégias e ações para limitar ao máximo a transmissão da doença entre colaboradores e seus familiares. 

5. Em parceria com a SEMPRE Editora, braço de comunicação do grupo, passamos a enviar à todos os colaboradores, vídeos informativos sobre o tema. 

4. Intensificamos nossa comunicação com todas as empresas do Grupo SADA. Além da régua de comunicação para os gestores, uma outra linha de comunicação com todos os colaboradores foi desenvolvida. 

28/02/2020 

3. A partir deste dia, iniciamos a elaboração de uma régua de comunicação exclusiva para alinhamento com os gestores e diretores em todas as unidades da empresa. Iniciamos, de imediato, o envio de comunicações frequentes com atualizações das diretrizes da empresa. 

2. Um dia após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país, o Grupo SADA emite a todos os seus colaboradores administrativos instruções corporativas para prevenção da doença. A proibição de viagens internacionais e a recomendação para evitar deslocamentos nacionais estão entre as diretrizes assumidas pela empresa, que reforçou o uso das ferramentas de videoconferência e iniciou uma série de comunicados frequentes estimulando a mudança e aquisição de hábitos comuns como a higienização das mãos e o uso do álcool em gel. 

07/02/2020

1. As ações do Grupo SADA para prevenção da doença começaram quando ainda não tínhamos nenhum caso registrado no continente. Em 7 de fevereiro de 2020, iniciamos o trabalho com DSS (Diálogos Semanais de Segurança) sobre doenças respiratórias. Mesmo que, para não gerar pânico precocemente, ainda não falássemos claramente no novo vírus, iniciamos nosso trabalho de conscientização com instruções para que colaboradores evitassem aglomerações, cobrissem a boca e nariz com o braço e lavasse as mãos a cada duas horas. 

MOTORISTAS

PREVENÇÃO NAS ESTRADAS

Nossos motoristas mantém o Grupo SADA sempre em movimento. Por isso, uma série de medidas foram adotadas para proteger nossos colaboradores e prestadores de serviços terceiros.

TELETRABALHO (HOME OFFICE)

PREVENÇÃO EM CASA

No último dia 19 de março, iniciamos a transferência de nossos colaboradores para a modalidade de teletrabalho (home office).