Transformação digital
Conheça mais sobre projeto de computação nas nuvens do Grupo SADA

Já há alguns anos o Grupo SADA iniciou o seu processo de transformação digital, buscando modernizar processos e tirar o melhor proveito da tecnologia para ganhar competitividade e trazer mais resultados para os negócios da companhia. Um dos caminhos escolhidos foi o uso da computação nas núvens (cloud computing), que possibilita o uso de sistemas escaláveis e de alta disponibilidade pagos de acordo com o consumo, aumentando a agilidade, o tempo de resposta e o volume de entregas da área de tecnologia.
“Passamos a avaliar o uso de nuvem para diversas de nossas demandas. Tínhamos vários tipos de workloads que exigiam que agíssemos rapidamente e, para isso, o que melhor se apresentava era o uso de cloud computing”, afirma o gerente de TI do Grupo SADA, Ricardo Mendes.
Com a decisão de migrar workloads e aplicativos para a nuvem, o passo seguinte da equipe de TI do grupo foi buscar um fornecedor de infraestrutura em nuvem que oferecesse a robustez e a flexibilidade exigidas pelo Grupo.
Depois de um período de estudo dos fornecedores existentes no mercado, o Grupo SADA optou pelas soluções oferecidas pela Amazon Web Services. “Como pioneira no mercado, a AWS sempre teve melhor capacidade de atendimento e produtos mais maduros. Os fatores preponderantes na escolha foram a maturidade e a robustez das soluções”, afirma Mendes.
Os primeiros passos do Grupo SADA em direção ao uso de nuvem foram dados a partir da avaliação de workloads existentes dentro da companhia, identificando quais poderiam ser migrados de imediato, processo que envolveu todas as empresas do grupo.
Outro exemplo é a hospedagem da plataforma online dos jornais da SEMPRE Editora, empresa do Grupo SADA que publica os diários O TEMPO, Super Notícias e muitos outros e está a frente também do Portal O TEMPO e Rádio Super Notícias FM. O ambiente de hospedagem desenvolvido permitindo um DNS gerenciado, escalável e com alta disponibilidade para a hospedagem do domínio do jornal.
Nas concessionárias DEVA, 100% da estrutura foi migrada para a nuvem da AWS. Com uma aplicação cliente-servidor e utilizando uma solução de mercado para acesso remoto, a migração foi realizada de forma rápida e segura para a AWS.
Durante a pandemia
Mais recentemente, o Grupo SADA utilizou a infraestrutura em núvem para aprimorar a comunicação com os funcionários do chão de fábrica durante a pandemia. Segundo o executivo, era preciso atingir os cerca de 3,7 mil funcionários do chão de fábrica com mais rapidez. “Nosso meio tradicional era o e-mail e esse pessoal, sem acesso a essa ferramenta, só era atingido em longo prazo”, ressalta. O meio mais efetivo de comunicação com esse público eram os murais, mas, com a pandemia, era preciso mais agilidade.
Como quase todos têm celular, foi desenvolvida uma solução de comunicação via SMS. Com o apoio da AWS, a solução foi colocada em operação em apenas uma semana. Mendes ressalta a velocidade com que a solução foi desenvolvida: no segundo dia a partir da requisição o Grupo SADA já estava realizando testes. “Conseguimos testar todos os limites e, em uma semana, tudo estava operacional”, ressalta.
O novo canal de comunicação foi utilizado para enviar questionários aos funcionários sobre a saúde deles, com as respostas sendo processadas e analisadas na AWS. A partir destas análises, o departamento de saúde da companhia pôde organizar campanhas informativas sobre o Covid-19.
A velocidade de implementação do serviço ajudou a prevenir a falta de informação dos funcionários e reduzir os riscos de infecção. Os resultados foram tão bons que a plataforma de comunicação entrou no roadmap da área de comunicação corporativa.
Próximos passos
Com os resultados apresentados até aqui, a área de TI do Grupo SADA planeja não fazer mais nenhum investimento em soluções on-premise. “Hoje sabemos que a cloud é madura e estamos em uma jornada. O último investimento em hardware foi em 2018 e a ideia é que não se repita”, afirma Mendes.
Para isso, o plano é que os sistemas legados existentes que se esgotem em ambientes on-premise, enquanto os novos já nasçam em nuvem.
Publicado originalmente em: https://aws.amazon.com/pt/solutions/case-studies/gruposada/
SIGA O GRUPO SADA NAS REDES SOCIAIS
OUÇA NOSSO PODCAST
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
VEJA NOTÍCIAS POR SEGMENTO
Continue lendo
Líder isolado da Superliga, Sada Cruzeiro passa por Blumenau e foca na Copa Brasil
O Sada Cruzeiro disparou na liderança da Superliga Banco do Brasil com mais uma vitória conquistada nesta quinta-feira, 04/02.
Continue lendoIniciativa do Grupo SADA incentivou a doação de mais de cem mil reais de imposto de renda que serão destinados à Brinquedoteca no Núcleo Infantil Anna Medioli
Mais de cem mil reais de imposto de renda destinados à Brinquedoteca no Núcleo Infantil Anna Medioli.
Continue lendoSada Cruzeiro encara Montes Claros América Vôlei por vaga na semifinal da Copa Brasil
Sada Cruzeiro encara Montes Claros América Vôlei por vaga na semifinal da Copa Brasil.
Continue lendoNatal Solidário: fazer o bem é o melhor movimento
Colaboradores do Grupo SADA se unem para alegrar o Natal de 2500 crianças.
Continue lendo