Transformação digital

Conheça mais sobre projeto de computação nas nuvens do Grupo SADA

Já há alguns anos o Grupo SADA iniciou o seu processo de transformação digital, buscando modernizar processos e tirar o melhor proveito da tecnologia para ganhar competitividade e trazer mais resultados para os negócios da companhia. Um dos caminhos escolhidos foi o uso da computação nas núvens (cloud computing), que possibilita o uso de sistemas escaláveis e de alta disponibilidade pagos de acordo com o consumo, aumentando a agilidade, o tempo de resposta e o volume de entregas da área de tecnologia.

“Passamos a avaliar o uso de nuvem para diversas de nossas demandas. Tínhamos vários tipos de workloads que exigiam que agíssemos rapidamente e, para isso, o que melhor se apresentava era o uso de cloud computing”, afirma o gerente de TI do Grupo SADA, Ricardo Mendes.

Com a decisão de migrar workloads e aplicativos para a nuvem, o passo seguinte da equipe de TI do grupo foi buscar um fornecedor de infraestrutura em nuvem que oferecesse a robustez e a flexibilidade exigidas pelo Grupo.

Depois de um período de estudo dos fornecedores existentes no mercado, o Grupo SADA optou pelas soluções oferecidas pela Amazon Web Services. “Como pioneira no mercado, a AWS sempre teve melhor capacidade de atendimento e produtos mais maduros. Os fatores preponderantes na escolha foram a maturidade e a robustez das soluções”, afirma Mendes.

Os primeiros passos do Grupo SADA em direção ao uso de nuvem foram dados a partir da avaliação de workloads existentes dentro da companhia, identificando quais poderiam ser migrados de imediato, processo que envolveu todas as empresas do grupo.

Outro exemplo é a hospedagem da plataforma online dos jornais da SEMPRE Editora, empresa do Grupo SADA que publica os diários O TEMPO, Super Notícias e muitos outros e está a frente também do Portal O TEMPO e Rádio Super Notícias FM. O ambiente de hospedagem desenvolvido permitindo um DNS gerenciado, escalável e com alta disponibilidade para a hospedagem do domínio do jornal.

Nas concessionárias DEVA, 100% da estrutura foi migrada para a nuvem da AWS. Com uma aplicação cliente-servidor e utilizando uma solução de mercado para acesso remoto, a migração foi realizada de forma rápida e segura para a AWS.

Durante a pandemia

Mais recentemente, o Grupo SADA utilizou a infraestrutura em núvem para aprimorar a comunicação com os funcionários do chão de fábrica durante a pandemia. Segundo o executivo, era preciso atingir os cerca de 3,7 mil funcionários do chão de fábrica com mais rapidez. “Nosso meio tradicional era o e-mail e esse pessoal, sem acesso a essa ferramenta, só era atingido em longo prazo”, ressalta. O meio mais efetivo de comunicação com esse público eram os murais, mas, com a pandemia, era preciso mais agilidade.

Como quase todos têm celular, foi desenvolvida uma solução de comunicação via SMS. Com o apoio da AWS, a solução foi colocada em operação em apenas uma semana. Mendes ressalta a velocidade com que a solução foi desenvolvida: no segundo dia a partir da requisição o Grupo SADA já estava realizando testes. “Conseguimos testar todos os limites e, em uma semana, tudo estava operacional”, ressalta.

O novo canal de comunicação foi utilizado para enviar questionários aos funcionários sobre a saúde deles, com as respostas sendo processadas e analisadas na AWS. A partir destas análises, o departamento de saúde da companhia pôde organizar campanhas informativas sobre o Covid-19.

A velocidade de implementação do serviço ajudou a prevenir a falta de informação dos funcionários e reduzir os riscos de infecção. Os resultados foram tão bons que a plataforma de comunicação entrou no roadmap da área de comunicação corporativa.

Próximos passos

Com os resultados apresentados até aqui, a área de TI do Grupo SADA planeja não fazer mais nenhum investimento em soluções on-premise. “Hoje sabemos que a cloud é madura e estamos em uma jornada. O último investimento em hardware foi em 2018 e a ideia é que não se repita”, afirma Mendes.

Para isso, o plano é que os sistemas legados existentes que se esgotem em ambientes on-premise, enquanto os novos já nasçam em nuvem.

Publicado originalmente em: https://aws.amazon.com/pt/solutions/case-studies/gruposada/

 

SIGA O GRUPO SADA NAS REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube Linkedin

OUÇA NOSSO PODCAST

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL

VEJA NOTÍCIAS POR SEGMENTO

Continue lendo